quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bivaque na propriedade do seu Nelson Port - 20/11

No dia 20 de novembro, realizamos um Bivaque, na propriedade do Seu Nelson Port.
Apesar do dia ter amanhecido um pouco chuvoso, nos encontramos na nossa sede, no Parque e de lá partimos, a pé, para a propriedade do seu Nelson Port.
Levamos em torno de uma hora para irmos do Parque até o sitio do seu Port. Chegando lá, fizemos o IBOA, e logo após todos os lobos foram trocar de roupa e enquanto a chefe Biba preparava o nosso almoço, reunimos os lobos para que o chefe Renato contasse a segunda parte da história do Mogli.



Chefe Renato contando a segunda parte da história do Mogli

Após o almoço, os lobos tiveram um tempo livre para brincarem. E a cada cinco minutos vinham nos perguntar quando que eles poderiam ir na piscina. Para acalmar um pouco o ânimo dos lobos, a chefe Biba puxou o violão e tocou algumas músicas.




Cantomos de Aquarela até a história das lagarta Maria e Marieta


Depois da cantoria, todos foram reforçar o protetor solar e o repelente, para fazermos uma caminhada para conhecermos a propriedade.  Logo ápós a caminhada, fizemos um pacto com os lobos sobre a especialidade de Natação. O lobo que durante a especialidade os chefes tivessem que chamar a tenção mais de uma vez, não iria participar da próxima atividade.





Reforço do protetor solar, caminhada no rio e conversa com os lobos


Quando chegamos da caminhada, os lobos foram colocar seus trajes de banho, e o Baloo explicou qual seriam as quatro etapas que eles teriam que cumprir para cosneguir o nível 1 na especialidade de Natação. Sempre deixando bem claro para todos os lobos que nenhum deles era obrigado a fazer caso não soubesse nadar ou não se sentisse seguro.



Lobos ouvindo as explicações do Baloo para a especialidade


Depois que todos os que queriam fazer a especialidade terminaram, deixamos os lobos brincando na água, pois esse era a atividade pela qual eles mais anciavam participar.



Eles não gostam de ficar brincando na água.


Depois das brincadeiras, todos se trocarem para os recados finais, agredecemos ao seu Nelson por ter nos cedido a propriedade para a realização da nossa atividade e fomos para a frente da propriedade onde os pais já estavam esperando os lobos.


P.S.: Vou fazer um post só com as fotos da especilidades.

Avisa aos pais: Próxima atividade quarta-feira (hoje), na Sede. Lobos irem jantados pois não haverá lanche.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Atividade dia 06 de outubro de 2010

"Prometo fazer o melhor possivel para cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria, obedecer a Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação" - Promessa Lobinho.

Começei hoje citando a Promessa do Lobinho, porque na nossa ultima atividade, o lobo Lucas da matilha Vermelha fez a sua promessa.
Após a promessa do lobo Lucas e quebra-gelo, partimos para a nossa atividade. Treinamento de Sinais de Pista.
Sinais de Pista é uma atividade de observação. Sinais de Pista são utilizados para Escoteiros se comunicarem em trilhas e campos. Os sinais são deixados no chão ou em árvores.
Durante o aprendizado dos sinais devemos observar o seguinte:
  • Os sinais são feitos à direita dos caminhos;
  • Os sinais devem ser visíveis;
  • Quando venta não podem ser utilizados papéis ou folhas;
  • Os sinais não devem ser traçados a mais de um metro de altura do chão;
  • Nos cruzamaentos de estradas deve ser sempre colocado o "Caminha a evitar" nas que não vão ser utilizadas;
  • Nos lugares de movimento devem ser feitos muitos sinais.
  • Os sinaisdevem ser traçados obedecendo as condições do terreno: em terrenos dificies de 2 em 2 metros; nas rochas de 5 em ; nas matas de 20 em 20; e nos campos de 30 em 30 metros.
Depois das explicações básicas sobre os sinais, separamos a Alcateia em dois grupos, e cada grupo foi pra um lado, atrás dos sinais.
Após uma boa caminhada, os dois grupos se encontraram em um ponto da floresta, onde fizemos um jogo da memoria, de um lado as figuras dos sinais e do outro os significados.

Alguns dos sinais de pistas usados na atividade:

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fotos Atividade 30 de outubro

Como só duas chefes levaram suas máquinas fotograficas, e nenhuma delas é a vos escreve, vou postando as fotos de acordo com o que vou recebendo das demais chefes.
Por isso nessa semana haverá muitos posts com as fotos.
Ai vão as duas primeiras.
Melhor Possivel \/

Lobos ouvindo as explicações da Policia de como eles fazem os treinamentos. Olhos e ouvidos bem abertos Lobos.
Tropa Escoteira, Alcatéia, Chefia, Adestradores da Policia e a labrador Pantera

Assim que for recebendo as fotos vou postando aqui.


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Atividade dia 30 de outubro de 2010

Sábado, dia 30, tivemos uma atividade em conjunto com a Tropa Escoteira e também momentos muito especiais.
Dois de nossos lobinhos fizeram a sua Promessa. O lobo preto Rafael e o lobo branco Marquinho. O lobo Rafael escolheu, entre todas as nossas leis, a que diz que o lobinho sempre escuta os velhos lobos. Já o lobo Marquinho escolheu a que diz que o lobinho deve estar com os olhos e os ouvidos bem abertos. Após a promessa dos dois lobos, tivemos a promessa de uma escoteira e de cinco novos chefes.
Depois das promosas, cada ramo segui para fazer o seu quebra-gelo. Com os lobos, fizemos uma brincadeira de gato caça rato.
Eles formaram um circulo e abriram as pernas. Então a chefe indicava dois lobinhos, um seria o gato e ouro seria o rato. O lobinho que fosse escolhido para se o rato teria que fugir do gato passando por entre as pernas dos restante da Alcateia. O lobinho escolhido para ser o gato, teria que caçar o rato da mesma maneira.
Depois, o lobinho que tinha sido o gato era o rato e era escolhido outro lobinho para ser o gato. E assim sucessivamente.
Após a brincadeira, como a nossa atividade ainda não tinha chegado,iriamos começar a por em prática o Plano B, mas nem tivemos tempo de explicar como iria ser a atividade, que o nosso Plano A surge.
Os adestradores dos cachorros da Policia Militar, vieram até o parque para explicar aos lobos e aos escoteiros como eles faziam o treinamento dos animais para encontrarem drogas e pessoas perdidas.
Após as explicações dos policiais e as perguntas, eles trouxeram a cachorra mais velha que eles tem, uma labrador de 3 anos chamada Pantera.
A Pantera é treinada para farejar drogas e eles fizeram três demonstrações dela em ação. Nossos lobos ficaram encantados, tanto com o cachorro em si, como nas demonstração feita.
Após a despedida da Policia, que tinham que ir para o estádio, fazer a guarda do jogo do Concórdia, fizemos os lanches e partimos para o IBOA - GU.
No próximo sábado, atividade normal na Sede.

P.S.: As fotos serão postadas no proximo post.