quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bivaque na propriedade do seu Nelson Port - 20/11

No dia 20 de novembro, realizamos um Bivaque, na propriedade do Seu Nelson Port.
Apesar do dia ter amanhecido um pouco chuvoso, nos encontramos na nossa sede, no Parque e de lá partimos, a pé, para a propriedade do seu Nelson Port.
Levamos em torno de uma hora para irmos do Parque até o sitio do seu Port. Chegando lá, fizemos o IBOA, e logo após todos os lobos foram trocar de roupa e enquanto a chefe Biba preparava o nosso almoço, reunimos os lobos para que o chefe Renato contasse a segunda parte da história do Mogli.



Chefe Renato contando a segunda parte da história do Mogli

Após o almoço, os lobos tiveram um tempo livre para brincarem. E a cada cinco minutos vinham nos perguntar quando que eles poderiam ir na piscina. Para acalmar um pouco o ânimo dos lobos, a chefe Biba puxou o violão e tocou algumas músicas.




Cantomos de Aquarela até a história das lagarta Maria e Marieta


Depois da cantoria, todos foram reforçar o protetor solar e o repelente, para fazermos uma caminhada para conhecermos a propriedade.  Logo ápós a caminhada, fizemos um pacto com os lobos sobre a especialidade de Natação. O lobo que durante a especialidade os chefes tivessem que chamar a tenção mais de uma vez, não iria participar da próxima atividade.





Reforço do protetor solar, caminhada no rio e conversa com os lobos


Quando chegamos da caminhada, os lobos foram colocar seus trajes de banho, e o Baloo explicou qual seriam as quatro etapas que eles teriam que cumprir para cosneguir o nível 1 na especialidade de Natação. Sempre deixando bem claro para todos os lobos que nenhum deles era obrigado a fazer caso não soubesse nadar ou não se sentisse seguro.



Lobos ouvindo as explicações do Baloo para a especialidade


Depois que todos os que queriam fazer a especialidade terminaram, deixamos os lobos brincando na água, pois esse era a atividade pela qual eles mais anciavam participar.



Eles não gostam de ficar brincando na água.


Depois das brincadeiras, todos se trocarem para os recados finais, agredecemos ao seu Nelson por ter nos cedido a propriedade para a realização da nossa atividade e fomos para a frente da propriedade onde os pais já estavam esperando os lobos.


P.S.: Vou fazer um post só com as fotos da especilidades.

Avisa aos pais: Próxima atividade quarta-feira (hoje), na Sede. Lobos irem jantados pois não haverá lanche.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Atividade dia 06 de outubro de 2010

"Prometo fazer o melhor possivel para cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria, obedecer a Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação" - Promessa Lobinho.

Começei hoje citando a Promessa do Lobinho, porque na nossa ultima atividade, o lobo Lucas da matilha Vermelha fez a sua promessa.
Após a promessa do lobo Lucas e quebra-gelo, partimos para a nossa atividade. Treinamento de Sinais de Pista.
Sinais de Pista é uma atividade de observação. Sinais de Pista são utilizados para Escoteiros se comunicarem em trilhas e campos. Os sinais são deixados no chão ou em árvores.
Durante o aprendizado dos sinais devemos observar o seguinte:
  • Os sinais são feitos à direita dos caminhos;
  • Os sinais devem ser visíveis;
  • Quando venta não podem ser utilizados papéis ou folhas;
  • Os sinais não devem ser traçados a mais de um metro de altura do chão;
  • Nos cruzamaentos de estradas deve ser sempre colocado o "Caminha a evitar" nas que não vão ser utilizadas;
  • Nos lugares de movimento devem ser feitos muitos sinais.
  • Os sinaisdevem ser traçados obedecendo as condições do terreno: em terrenos dificies de 2 em 2 metros; nas rochas de 5 em ; nas matas de 20 em 20; e nos campos de 30 em 30 metros.
Depois das explicações básicas sobre os sinais, separamos a Alcateia em dois grupos, e cada grupo foi pra um lado, atrás dos sinais.
Após uma boa caminhada, os dois grupos se encontraram em um ponto da floresta, onde fizemos um jogo da memoria, de um lado as figuras dos sinais e do outro os significados.

Alguns dos sinais de pistas usados na atividade:

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fotos Atividade 30 de outubro

Como só duas chefes levaram suas máquinas fotograficas, e nenhuma delas é a vos escreve, vou postando as fotos de acordo com o que vou recebendo das demais chefes.
Por isso nessa semana haverá muitos posts com as fotos.
Ai vão as duas primeiras.
Melhor Possivel \/

Lobos ouvindo as explicações da Policia de como eles fazem os treinamentos. Olhos e ouvidos bem abertos Lobos.
Tropa Escoteira, Alcatéia, Chefia, Adestradores da Policia e a labrador Pantera

Assim que for recebendo as fotos vou postando aqui.


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Atividade dia 30 de outubro de 2010

Sábado, dia 30, tivemos uma atividade em conjunto com a Tropa Escoteira e também momentos muito especiais.
Dois de nossos lobinhos fizeram a sua Promessa. O lobo preto Rafael e o lobo branco Marquinho. O lobo Rafael escolheu, entre todas as nossas leis, a que diz que o lobinho sempre escuta os velhos lobos. Já o lobo Marquinho escolheu a que diz que o lobinho deve estar com os olhos e os ouvidos bem abertos. Após a promessa dos dois lobos, tivemos a promessa de uma escoteira e de cinco novos chefes.
Depois das promosas, cada ramo segui para fazer o seu quebra-gelo. Com os lobos, fizemos uma brincadeira de gato caça rato.
Eles formaram um circulo e abriram as pernas. Então a chefe indicava dois lobinhos, um seria o gato e ouro seria o rato. O lobinho que fosse escolhido para se o rato teria que fugir do gato passando por entre as pernas dos restante da Alcateia. O lobinho escolhido para ser o gato, teria que caçar o rato da mesma maneira.
Depois, o lobinho que tinha sido o gato era o rato e era escolhido outro lobinho para ser o gato. E assim sucessivamente.
Após a brincadeira, como a nossa atividade ainda não tinha chegado,iriamos começar a por em prática o Plano B, mas nem tivemos tempo de explicar como iria ser a atividade, que o nosso Plano A surge.
Os adestradores dos cachorros da Policia Militar, vieram até o parque para explicar aos lobos e aos escoteiros como eles faziam o treinamento dos animais para encontrarem drogas e pessoas perdidas.
Após as explicações dos policiais e as perguntas, eles trouxeram a cachorra mais velha que eles tem, uma labrador de 3 anos chamada Pantera.
A Pantera é treinada para farejar drogas e eles fizeram três demonstrações dela em ação. Nossos lobos ficaram encantados, tanto com o cachorro em si, como nas demonstração feita.
Após a despedida da Policia, que tinham que ir para o estádio, fazer a guarda do jogo do Concórdia, fizemos os lanches e partimos para o IBOA - GU.
No próximo sábado, atividade normal na Sede.

P.S.: As fotos serão postadas no proximo post.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Atividade dia 23 de outubro de 2010

Apesar de ter chovido um pouco na sexta e no sábado o tempo estar naquele chove não molha, a atividade foi realziada normalmente.
Nos renimos na sede do Grupo no horario de sempre. O quebra-gelo ficou sob a responsabilidade da chefe Jussara.
Após o quebra-gelo, os lobos deveriam fazer uma caçada. Na nossa Jungle, os chefes haviam escondido vários tesouros e para a atividade poder continuar, os nossos lobos teriam que achar esses tesouros. Cada matilha tinha que achar três potinhos com o tesouro.
Depois que todos acharam seus tesouros, nos dirigimos até uma area onde tivesse grama, formamos um grande circulo, os lobos separados por matilhas.
Os chefes escolheram uma matilha para começar o grande jogo. Essa matilha teria que escolher uma outra matilha, abrir um dos potes do tesouro e tirar de lá de dentro um papelzinho com um numero. Então a matilha escolhida teria que responder a alguma questão relacionada a história do Mogli, contada a algumas semanas atrás e também a perguntas sobre o Movimento Escoteiro no Brasil e no mundo.
Além das perguntas e respostas, os lobos também tiveram que cumprir algumas tarefas, como por exemplo criar uma palma e ensinar a todos, construir uma maca e carregar um lobinho numa distância determinada, fazer uma cadeirinha e  carregar um lobinho também em uma distância determinada, cantar alguma canção escoteira.
Após o grande jogo, nos reunimos para a apresentação da loba, prima da Matilha Vermelha Camila, sobre algum animal em extinção para a conquista da Insignia Mundial do Conservasionismo, mais conhecido como o Ursinho Panda. O animal escolhido pela loba Camila, foi justamente o simbolo da Insignia, o panda.
Depois da apresentação da Camila, fizemos o lanche e partimos para o IBOA - GU e os lobos foram liberados.
No próximo sábado atividade normal na sede.

P.S.: Não há fotos da atividade, pois foi esquecido de levar a máquina fotografica.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Arrecadação de Brinquedos

O Grupo Escoteiro Concórdia, está participando do Pédagio do Brinquedo.
Os integrantes do grupo podem levar brinquedos usados, mas em condições, para doação. Os brinquedos arrecadados serão distribuidos para crianças carentes no Natal.
Os lobinhos, como fazem uma boa ação todo o dia, não podiam deixar de participar.


Binquedos arrecados.

As crianças que ainda quiserem fazer a sua doação é só levar um brinquedo na próxima atividade, e deixar embaixo da Árvore da Boa Ação na Alcateia.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Atividade 02/10 - Caminho da Roça

É PROIBIDO COPIAR E/OU REPRODUZIR AS FOTOS AQUI PUBLICADAS.

Falem o que quiserem... mas o Caminho da Roça é um dos pontos turísticos da nossa cidade mais interessante (não conheço muito bem os outros =D).
No último sábado fizemos uma atividade especial com os nossos lobos "urbanos". Chamamos eles assim, pois a maioria deles não conhece nada do interior, nasceram e cresceram na cidade.
O Caminho da Roça foi o nosso destino. Ponto de encontro: em frente ao Lunge Seguros. Hora da partida: 09:00 AM.
Após conversas, risos, assinaturas de autorizações e entrega do relatório sobre as plantinhas que eles plantaram na última atividade, chegou o momento foto da Alcatéia GE Concórdia.
Alcatéia GE Concórdia e Chefia

Durante o caminho, até chegarmos ao início do Caminho da Roça, a nossa guia Adriana, da empresa CataVentos, explicava para nossos lobos o que era o Caminho da Roça e o qual seria o nosso roteiro turístico por lá.

Adriana falando dos lugares que iríamos visitar

Chegando em Lageado dos Pintos, antes da nossa primeira parada, Adriana falou sobre a origem do nome da comunidade, para logo depois fazermos nossa primeira parada: A Cascata do Perondi, ou a Cascata do Tigre Velho.
A descida até a cascata foi um tanto quanto, digamos assim, acidentada. A estrada de chão pegou os nossos lobos "urbanos" desprevenidos. Até chegarmos na cascata houve vários escorregões e tombos, inclusive de membros da Chefia - os Velhos Lobos.

 Descida para chegar à Cascata

Cascata Tigre Velho - Propriedade da família Perondi
Chegando lá, a Adriana explicou o que aconteceu naquela local e o porquê do nome Cascata do Tigre Velho.


Adriana contando histórias sobre o local e sobre o nome da Cascata
Depois da explicacção da nossa guia, parada estratégica para ir ao banheiro e alguns minutos de descontração para os lobos. O campo de futebol, perto da cascata, foi cenário de risadas, brincadeiras, correrias, tombos e choros. Até os Velho Lobos se divertiram.




Lobos e lobas se divertindo no campo de futebol. E claro, demonstrando todo o seu amor pela Lobo Gris
Nossa próxima parada da manhã foi o Moinho da Familia Belter.  O Sr. Belter falou um pouco da sua vida até chegar ao Moinho.

Seu Belter conversando com os lobos

Já dentro do Moinho, ele explicou como se faz a tradicional farinha de milho, ou a farinha de fazer polenta. Para exemplificar melhor, seu Belter fez o moinho funcionar, para as crianças verem como o milho seco se transforma em farinha.


Moinho da Familia Belter
Alcatéia GE, chefia, Adriana (guia), seu Belter e dona Gelesia

Nessa altura do passeio os lobos, e também alguns chefes, já estavam reclamando que estavam com fome. Despedimo-nos do seu Belter e da sua esposa e fomos para o restaurante Buon Apetitto, onde fomos gentilmente recepcionados pelas proprietárias do restaurante.
Após o delicioso almoço, momento de descontração da Alcateia. Sentados em um quiosque que havia perto do restaurante, vários lobos contaram piadas, todas leves e limpas, como a Akelá e o restante da chefia haviam pedido.
Depois de algumas piadas, os lobos acharam uma bola e foram jogar futebol, outros foram andar de balanço e a chefia com algumas lobas ficaram sentadas conversando e comendo bergamota.



Lobos brincando no balanço e jogando bola
Claro que eles não podiam perder a oportunidade de subirem na primeira árvore que  encontraram.

Lobos pendurados na árvore e andando de balanço
Depois, agradecemos as senhoras do restaurante, pela ótima comida, pela hospitalidade e pelas bergamotas, e fomos para o primeiro passeio da tarde: a Floricultura Nativa, do seu Sestilio.
Seu Sestilio, que também já participou do Movimento Escoteiro como presidente, secretário e tesoureiro, ficou muito feliz em nos receber em sua propriedade.

Seu Sestilio
A primeira parte da explicação foi sobre como preparar a terra. Seu Sestilio mostrou a máquina que peneira a terra, que separa a terra das pedras.

Seu Sestilio fazendo a demonstração da peneiração da terra
Após a máquina de peneirar terra, seu Sestilio mostrou o adubo que eles misturam na terra, e como eles colocam a terra dentro dos saquinhos.

 Seu Sestilio enchendo um saquinho para mostrar para os lobos
Depois disso, cada lobo e cada chefe recebeu duas sementinhas para plantar. Após o plantio, combinamos com seu Sestilio que dentro de um ano voltaremos para buscar nossa plantinha (já crescida) para casa.

Cada lobo e cada chefe plantaram duas sementinhas
Após o plantio, fomos conhecer a plantação de araucária e as estufas com os mais diversos tipos de flores e plantas Todas maravilhosas...




Algumas das flores que Seu Sestilio tem em sua propriedade
Cada lobo recebeu um vaso de flor para levar para casa. Agradecemos a Seu Sestilio pela visita e renovamos a promessa de daqui a um ano voltarmos para pegarmos as nossas plantinhas.
Alcateia e chefia com seu Sestilio
Saimos de seu Sestilio e fomos para a nossa última visita do dia: o Alambique. No Alambique quem nos recebeu foi o seu João.
Ele nos mostrou como se faz o melado e o açúcar mascavo. Infelizmente, por não ser época de cana-de-açucar, ele não consegiu no mostrar na prática com se faz, mas em compensação, ofereceu açucar mascao em bolinhas para as crianças dugustarem.

A visita foi rápida, pois já era quase cinco horas e vários pais já deviam estar esperando os filhos no centro de Concórdia. Agradecemos ao seu João a visita, a Akelá fez o encerramento e depois nossa guia Adriana fez o encerramento, entregando a cada um uma trouxinha com sementes de girassol.
Após as palavras da Adriana, voltamos para o ônibus e seguimos viagem de retorno.
A atividade foi especial e com certeza ficará para sempre em nossas lembranças. Vários lobos já disseram que iram voltar com os pais a vários lugares visitados, para eles também conhecerem as belezas do interior da nossa cidade.

P.S.: Não há fotos da visita no Alambique pois nessa altura do campeonato a bateria da máquina da Lobo Gris tinha acabado. Se algum outro chefe tiver fotos a gente posta.




Aviso aos Pais: Avisamos aos senhores pais que dia 9 de outubro não haverá atividade em função do feriado do Dia das Crianças. Nossa próxima atividade fica marcada para o dia 16 de outubro. Feliz dia Das Crianças a todos os lobos e lobas.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Atividade 28/08


Na atividade do dia 28 de agosto, terminamos uma atividade que foi começada no ultimo acantonamento da Alcatéia.
Após o IBOA e quebra-gelo, os lobinhos se dirigiram para a sede onde a Akelá sentou com eles e contou como Mowgli foi aceito na Alcatéia, pois muitos lobinhos novos ainda não conheciam a história.
A história diz o seguinte: “Há muito tempo atrás, num anoitecer nas montanhas de Seeonee, o Pai Lobo acordava para mais uma noite de caçada. Quando estava se retirando da caverna, onde morava com a Mãe Loba e seus filhotes, aparece Tabaqui, o chacal. Tabaqui era um lobo os animais da Jângal desprezavam por causa de sua covardia e sua submissão,  seu hábito de comer os restos e revirar o lixo, mas Pai Lobo e Mãe Loba sabiam que ele era sempre muito bem informado. Enquanto comia alguns restos que havia dentro da caverna onde o Pai Lobo e sua família moravam, Tabaqui contou que ShereKan, O Tigre, tinha mudado seus campos de caça, vindo das margens da nascente do rio, a mais de trinta quilômetros dali, desobedecendo assim uma das leis da selva. ShereKan era manco de nascença e por isso só caçava gado manso e velho das aldeias, atraindo assim a iro dos aldeões que, cedo ou tarde, invadiam a Jângal com armas e tochas. Essa noticia deixou Pai Lobo e Mãe Loba cheios de apreensão. Mal Tabaqui havia saído e os lobos ouviram, com suas orelhas sempre alertas, os sons de uma caçada fracassada. Ouviram o uivo do tigre que perdera o bote, deixando assim escapar sua presa. Mãe Loba logo entendeu o que se passara. ShereKan não estava caçando antílopes, estava caçando homens. Nesse instante ficaram guarda, pois viram surgir do meio dos arbustos, um bebê, muito moreno e nu, que os olhava sorrindo. Pai Lobo logo percebeu que se tratava de um filhote de homem e o pegou trazendo para dentro da caverna, para junto de Mãe Loba e seus filhotes. O menino sem nenhum medo, se aconchegou entre os filhotes peludos para se aquecer. Então, de repente, na entrada da caverna, apareceu a cabeçorra de ShereKan, que com muito ódio exigiu que devolvessem o filhote de homem para ele. Pai Lobo e Mãe Loba desafiaram ShereKan, e disseram que Mogli, como Mãe Loba decidiu chama-lo, a partir daquele dia seria dela, que o manteria vivo e em segurança. ShereKan prometeu que iria a Reunião do Conselho da Alcatéia, quando o menino fosse apresentado aos demais lobos, conforme mandava a lei e que nesse dia iria pegar o menino de volta. No dia do conselho, com mais de uma centena de lobos reunidos sob a chefia de Akelá, O Lobo Solitário, Balu o urso marrom, mestre das leis da Jângal, foi em defesa de Mogli, e prometeu ensinar a ele e a todos os lobinhos as Leis da Jângal. A pantera negra, Bagueera, também entrou em defesa de Mogli, comprando sua vida em troca de um touro jovem que havia acabado de caçar. E assim, Akelá permitiu que Mogli ficasse entre eles, para crescer livre e protegido pela matilha.”
Após escutarem atentamente a história, os lobinhos e lobinhas se reuniram em suas matilhas, e receberam caixas onde haviam nove cones, e dentro de cada cone uma imagem da história que eles tinham acabado de escutar. Em cada uma das folhas, havia uma marcação dizendo de qual matilha era aquele determinado desenho. Após trocaram as folhas e todos estarem com as folhas da cor da sua matilha, eles pintaram os desenhos e tiveram que por na ordem da história. Em seguida penduraram as imagens na ordem da história na parede da Sede, cada matilha com sua identificação.
Após o lanche, Akelá explicou sobre a Semana da Pátria e o Desfile de 7 de setembro, fazendo a relação dos lobinhos que irão hastear e arriar as bandeiras na Praça do GelloGoss.
Depois de todos os avisos, partimos para o IBOA – GU e todos estavam dispensados.

Avisa aos pais: No próximo dia 04 de setembro não haverá atividade, pois dia 07 haverá o desfile.
Alguns lobos se disponibilizaram para fazer o hasteamento e arriamento das bandeira na Praça. Foi mandado bilhetes com informações. Logo a escala será publicada.